domingo, julho 07, 2019

O Calendário das 13 luas


A lua foi o primeiro calendário humano e continua sendo o principal em várias culturas. Alguns povos como os mulçumanos, hindus e budistas ainda seguem o calendário lunar principalmente na definição de festas religiosas e rituais, concomitantemente com o calendário solar para atividades civis. Há ainda o calendário lunissolar, uma intersecção dos calendário solar e lunar.

No calendário lunar encontram-se um total de treze ciclos, ao contrário do calendário solar com doze ciclos. Assim, os ciclos se iniciam na lua nova e 1 ano lunar possui 13 luas, sendo que cada ciclo lunar possui entre 28 e 30 dias. Como os ciclos lunares possuem uma ótima regularidade e facilidade de observar no céu, este método foi utilizado por muitas gerações tanto para contagem do tempo como para calendário religioso. Para os povos da antiguidade principalmente, a lua nova era a ocasião de festas religiosas.

Já segundo o mito das 13 matriarcas, as treze luas recebem nomenclaturas conforme os aspectos a serem trabalhadas em cada ciclo, são as guardiãs do ciclo lunar e protetoras das mulheres. A origem deste mito é de uma tribo indígena estadunidense, e se popularizou pelo livro “13 original clan mothers” de Jamie Sams. Segundo Mirella Faur, no livro "O anuário da Grande Mãe":
"Por meio dos laços de sangue dos ciclos lunares, as Matriarcas criaram uma Irmandade que une todas as mulheres e visa a cura da Terra, começando com a cura das pessoas. Cada uma das Matriarcas detém uma parte da verdade representada, simbolicamente, em uma das treze ancestrais, as mulheres atuais podem recuperar sua força interior, desenvolver seus dons, realizar seus sonhos, compartilhar sua sabedoria e trabalhar em conjunto para curar e beneficiar a humanidade e a Mãe Terra".

Matriarca da primeira lunação: A QUE CONVERSA COM TODOS OS SERES
Matriarca da segunda lunação: A GUARDIÃ DA SABEDORIA
Matriarca da terceira lunação: AQUELA QUE AVALIA A VERDADE
Matriarca da quarta lunação: AQUELA QUE VÊ LONGE
Matriarca da quinta lunação: AQUELA QUE OUVE
Matriarca da sexta lunação: A CONTADORA DE HISTÓRIAS
Matriarca da sétima lunação: AQUELA QUE AMA TODAS AS COISAS
Matriarca da oitava lunação: AQUELA QUE CURA
Matriarca da nona lunação: A MULHER DO SOL POENTE
Matriarca da décima lunação: AQUELA QUE TECE A TEIA
Matriarca da décima primeira lunação: AQUELA QUE ANDA COM FIRMEZA
Matriarca da décima segunda lunação: AQUELA QUE AGRADECE AS DÁDIVAS
Matriarca da décima terceira lunação: AQUELA QUE SE TORNA A VISÃO


A influência das fases da lua na natureza é muito grande, e nós humanos, como seres vivos, também sentimos o toque de suas energias. O movimento das marés, o ciclo menstrual feminino, agitação de algumas espécies de animais, práticas de alguns esportes... estes são alguns exemplos da conexão natural que temos com a Lua. Observe seu corpo e sua mente em cada fase da lua e verá beleza que é estarmos conectadas com as energias e ciclos da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário