segunda-feira, fevereiro 17, 2020

KALI - força, coragem e justiça



Kali é uma deidade da cultura hinduísta, de pele azulada, língua para fora, com crânios ao redor e pisoteando em alguém. Nada amigável a primeira vista, não é mesmo?

Ainda assim é uma das principais divindades do hinduísmo, com preces e poemas em sua homenagem. Kali é considerada uma das manifestações de Durga, a esposa de Shiva, sendo uma representação da coragem de destruir o que precisa ser destruído. Fazendo uma necessária manutenção das energias do mundo.

Em meio a uma batalha sangrenta, Raktabija, o mais poderoso dos asuras (demônios), lançou uma maldição de que a cada gota de sangue que tocasse o chão pela morte de um asura, outro renasceria. Assim, Durga e Shiva lutavam em vão sem conseguir vencê-los. Foi então que Durga e Shiva criaram Kali.

A Deusa Kali matava os demônios com cortes estratégicos de modo a derramar o mínimo de sangue possível ao mesmo tempo em que evitava que qualquer gota chegasse ao chão lambendo o sangue.

Definitivamente não é algo agradável, amistoso ou simpático. Mas esta é a mensagem de Kali. Nem sempre as coisas são agradáveis, amistosas ou simpáticas. Há coisas que precisam serem feitas e ponto. E isso requer muita coragem!

Assim, Kali se mostra como onipotente, justiceira, guerreira terrível e  possuidora de uma força avassaladora contra o mal e as iniquidades dentro e fora de nós. A energia de Kali nos faz pensar o que deve ser destruído para abrir espaço para algo nascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário