Em minha jornada pelo autoconhecimento e de práticas espirituais, o meu corpo sempre foi um importante veículo que me permitiu experienciar muitas sensações. Sejam as dores nas costas das primeiras meditações, a leveza pós prática de Yoga ou os arrepios diante de alguma manifestação de energia sutil.
Neste mesmo sentido também fui gentilmente guiada pelo Universo em meus atendimentos terapêuticos. Sinto que em muitas vezes são nas terapias corporais (aulas de Yoga e massagem indiana) que consigo acessar de forma mais intensa os meus utentes, e por consequência, lhes dar maior bem-estar, liberação de sentimentos reprimidos, saúde e equilíbrio de forma geral.
Assim, vejo na prática a importância do corpo nos processos de autoconhecimento e autocura. Pois ao se trabalhar o espirito, não se deve negar o corpo, mas unir todas as nossas dimensões de forma harmônica.
Neste texto vou falar sobre algumas considerações sobre o corpo nos processos de autoconhecimento e espiritualidade.
Seu corpo como morada da alma
O nosso corpo possui um um valor tão alto que é impagável. Não existe moeda de troca para esta energia condensada em matéria que abriga memória, consciência, inteligência, amores, aversões, o inconsciente e o subconsciente. Nosso corpo é um mecanismo perfeito de que consegue unir força e fragilidade, em constante readaptação e autocura. Isso tudo para citar alguns aspectos.
Esta é uma expressão comum, difundida por muitas religiões para remeter a valorização do nosso corpo. Se você crê em algo maior que você, algo/alguém que lhe deu o dom da vida, faz todo o sentido deduzir que este ser/energia lhe dê o corpo de que você precisa para viver as experiências de que necessita, certo?
Impossível cotar um valor considerando todas estas variáveis, não é mesmo?
Assim, te convido a olhar de uma forma diferente para si mesma. Seu corpo como um templo, sagrado e valiosíssimo. Cuide dele dessa forma e experiencie uma nova maneira de estar no mundo.
Seu corpo como reflexo
O nosso corpo fala - esta expressão também é super comum, mas teimamos em deixá-la passar desapercebida. A dor na barriga quando estamos ansiosos, a dor de cabeça pelo stress, o aperto no peito pela angústia/tristeza...
Vou te contar minha experiência com a mandala lunar. Comecei a utilizar a mandala lunar com o objetivo de conhecer meu ciclo menstrual, identificando os períodos de fertilidade, ovulação, mudanças no corpo e nas emoções ao longo do ciclo menstrual.
Embora eu nunca tenha tido os clássicos "sintomas de TPM", como irritabilidade e sensibilidade, quando estava a quase um ano preenchendo a mandala lunar percebi um padrão: sempre adoecia antes de menstruar! Fiquei chocada ao ver que embora eu já menstruasse a quase 15 anos de minha vida, nunca tinha me dado conta deste padrão. Mas ali estava: em um mês estava resfriada, no outro tive alergia, em outro infecção na garganta, em outro dores de cabeça...sempre na mesma época do ciclo menstrual. Foi aí que percebi que só poderia ser alguma mensagem que meu corpo estava enviando. Logo entendi o que isso queria dizer: Desacelera mulher!!!
Sim, meu corpo estava se preparando pra menstruar, com mudanças hormonais e físicas diversas e eu fazendo mil coisas, cheia de compromissos. Consequência: meu organismo não dava conta e adoecia.
Esse foi um exemplo muito claro em minha vida. Mas você pode pesquisar outros sintomas e significados mais sutis. A medicina tradicional chinesa (MTC) e a escritora Cristina Cairo tratam muito deste assunto.
Te convido a observar o que seu corpo pode estar querendo comunicar. Dores ou doenças recorrentes podem te apontar para algo que necessite ser cuidado (ah! dores e doenças hereditárias também merecem atenção!).
Seu corpo é apenas um corpo
Dito tudo isso sobre a importância do corpo, eu te digo o seu corpo é apenas um corpo!- Como assim??? Cintia, você está desconstruindo tudo o que disse???
A resposta é não.
Quado disse que seu corpo é a morada da sua alma e que o seu corpo vai te dar sintomas de questões mais internas, é porque o foco não está no seu corpo. O seu corpo é o veículo, o meio, e não e final.
Então, o seu corpo é só um corpo porque o que há de mais valor transcende o corpo físico, embora possa utilizá-lo.
Termino este texto com um convite a atenção e ao foco ao que realmente importa. Pois é comum nos perdermos no meio do caminho, e o cuidado com o corpo se tornar a finalidade, quando é apenas parte da jornada, não a linha de chegada.
Portanto, seu corpo é apenas um corpo.
Beijinhos de Luz e tudo de OM pra você!
Amei o texto!
ResponderExcluirGrata pela contribuição,
Abraço 🍀❣️
Que bom que gostou!!! Gratidão pelo carinho de sempre!
ResponderExcluir