1. Benefícios/indicações: é uma postura de relaxamento, utilizada no final da aula. Permite que o corpo e a mente internalizem as ações realizadas durante a prática. Após a execução dos ásanas, nosso corpo precisa de um momento para absorver tudo que foi trabalhado, inclusive em níveis insconscientes. E é no shavásana que o inconsciente muitas vezes vem a consciência. Durante esta postura, padrões mentais, medos e questões não resolvidas surgem para serem dissolvidos, levando-nos a nossa essência verdadeira: de paz e amor conosco e com o mundo.
2. Contra-indicações: não há.
3. Como executar o ásana: deitado de barriga pra cima, afasta-se levemente os braços e pernas, mantendo foco na respiração e atenção plena. Olhos fechados e palmas das mãos voltadas para cima.
4. Quais as partes do corpo são mais trabalhadas/exigidas: a mente, pois se deve relaxar o corpo profundamente sem perder as ações da mente, mantendo-se consciente e sem dormir.
5. Ação nos chackras: age no chacra muladhara (ou raíz) e é um ótimo treino para a meditação, desde que a mente se mantenha atenta ao processo.
6. Ação dos doshas: Vata pode desfrutar de um relaxamento mais longo pois aquietam a mente agitada. Pitta se beneficia do shavásana principalmente para refrescar o corpo e evitar competições. Para kapha os relaxamentos não devem ser muito longos para evitar a inércia e acabar dispersando do foco do ásana.
7. Frase de poder: Confio e me entrego ao absoluto.
Tudo de OM pra você!





Nenhum comentário:
Postar um comentário