segunda-feira, agosto 13, 2018

METTABHAVANA: a meditação do amor universal.

Esta técnica foi parcialmente criada por Sidarta Shakiamuni, o Buda de nossa era, a mais de 2.600 anos. Seu idioma original é em pali, no qual Metta quer dizer bondade, compaixão ou amor universal e Bhavana significa meditação, então, Mettabhavana é comumente chamada de meditação ou prece do amor universal. A forma como agora está apresentada foi fruto das práticas e sistematizações de mestres através dos anos.


Como fazer: esta prática é muito simples e sempre me trouxe muitos benefícios, eu a faço de duas formas:
1. Em meditação, você pode vir trazendo o nome de pessoas que mereçam ou estejam necessitando amor genuíno, compaixão. 
Neste caso, colocamos nos espaços não somente o nome de pessoas que gostamos e sentimos que merecem; mas também colocamos o nome de desafetos, pessoas que de alguma forma nos feriram.
O exercício é que consigamos aproximar o máximo possível o olhar de benevolência e compaixão que temos para com os que amamos também a quem temos conflitos. Por isso, escolha a mesma quantidade de pessoas que você vai dedicar porque gosta e a mesma quantidade para quem tem conflito. Você pode começar com 3 pessoas que ama, e 3 pessoas que possui algum problema. 
Mentalize tranquilamente cada frase colocando o nome da pessoa no espaço, termine a meditação com o primeiro nome e passe para o seguinte. Deseje profundamente que cada frase se realize e observe como você reage a cada troca de nome.
2. No dia a dia, quando você encontrar alguém com quem já não possui uma boa relação, ou surja algum conflito com alguém, mentalize estas frases colocando o nome da pessoa com quem você teve o problema. Ao fazer isso, você estará trabalhando internamente para não aumentar o conflito.

Tudo de Om pra você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário