A sequência de posturas chamadas surya namaskar tem sua origem incerta, alguns estudiosos afirmam que remonta a pré-história, quando o homem reverenciava o Deus-Sol, outros afirmam que esta prática é muito mais recente. Pratica-se não somente para adorar o sol, fonte de calor e energia que permite a vida na Terra, mas sobretudo, o nosso sol interior: o otimismo, a auto-estima, força de vontade, alegria de viver!
O resultado desta prática é um aquietamento das emoções e pensamentos, fortalecimento geral do corpo, aquecimento da temperatura corporal e uma sensação de leveza e felicidade. Estimula o fogo digestivo e se praticado mais rápido estimula a nadi direita, a nadi solar; se praticado de forma mais lenta, estimula a nadi esquerda, a nadi lunar.
Surya namaskar é uma série de exercícios que prepara nosso corpo e nossa mente para a prática de ásanas, sem ser, no entanto, um aquecimento no sentido tradicional. Este grupo de movimentos estão sincronizados com a inspiração e exalação em ujjayí panayama, proporcionando um estado de atenção na ação, uma meditação em movimento. Somado a isto, deve-se manter a contração dos esfíncteres (múla bandha), da parte de baixo do abdômem (uddiyana bandha) e as fixações oculares (drishtis).
Tradicionalmente existem duas variações na realização do surya namaskar: o surya namarkar A (com 9 vinyasas) e o B (com 17 vinyasas), podendo haver algumas modificações entre diferentes linhagens de yoga. Em ambas, constituem-se de uma sequencia fixa de flexões e extensões sincronizadas com a respiração. Quando se eleva a cabeça, tronco ou braços, inspira-se; quando baixamos o tronco, os braços ou a cabeça, exala-se.
No link abaixo você pode assistir a história infantil "O sol Surya", para as crianças aprenderem de forma lúdica os ensinamentos do Yoga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário